Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Cannabis é o periódico científico oficial da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa. Tem como objetivo publicar artigos de pesquisa acadêmica originais, artigos de opinião e relatos de caso, vinculados à Cannabis sativa nas diversas áreas da Saúde (humana e animal), Social e Agrária.

Os artigos científicos relatam estudos empíricos ou teóricos que trazem contribuições para o conhecimento acadêmico e para a sociedade de maneira geral. Em ambos os casos, o referencial teórico adotado deve ser apresentado de forma sucinta, mas que permita ao leitor não familiarizado com o mesmo entender seus principais conceitos e avaliar as relações estabelecidas. Os objetivos e justificativas da pesquisa devem ser explicitados no texto, a metodologia segundo a qual o estudo foi conduzido deve ser apresentada de forma detalhada e justificada (incluindo detalhamento e aprovação ética). Os resultados podem ser descritos de maneira dissertativa ou em imagens (tabelas, gráficos, etc), desde que haja a devida explicação e discussão das imagens.

Os artigos devem ser originais, ou seja, que não foram publicados em outros meios e nem que estejam em avaliação para publicação. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.

As principais áreas compreendidas na Revista Brasileira de Estudo da Cannabis são: Dor; Fibromialgia; Saúde Mental; Neurologia; Odontologia; Farmácia; Nutrição; Plantas Medicinais; Ciências Agrárias; Medicina Veterinária; Ciências Sociais, Jurídicas e Legislativas.

O público-alvo da Revista Brasileira de Cannabis são pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, associados à área médica e áreas das ciências humanas, sociais e jurídicas interessados em pesquisas desenvolvidas nesta área.

PROCEDIMENTOS ÉTICOS

 Caso o artigo submetido envolva direta ou indiretamente seres humanos, de modo que empregue procedimentos metodológicos que a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis (prontuários, por exemplo) ou que possam acarretar riscos na vida cotidiana, deverá ser anexado cópia de parecer favorável (Certidão de Ética em Pesquisa) e inserido no item “Materiais e Métodos” o número de registro do CAEE, emitidos por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido e cadastrado no Sistema Plataforma Brasil/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (http://plataformabrasil.saude.gov.br/).

Para pesquisas que envolvem animais, deve ser enviada a comprovação de aprovação do projeto de pesquisa pelo CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais).