Sobre a Revista
Abreviado: RBCann
ISSN ELETRÔNICO: 2965-0771
Atualização: 22 de Setembro de 2025
A Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC) apresenta com orgulho a Revista Brasileira de Cannabis (RBCann), periódico eletrônico (ISSN 2965-0771) pioneiro no Brasil e na América Latina, dedicado exclusivamente à difusão do conhecimento científico sobre Cannabis. A RBCann tem por objetivo divulgar e proporcionar a troca de informações Científicas e Tecnológicas, nas mais diversas áreas do conhecimento, sobre a planta Cannabis sativa L e está disponível para receber contribuições da comunidade científica Nacional e Internacional.
Fundada em 2022, a Revista Brasileira de Cannabis nasceu com a missão de ser um espaço de intercâmbio e diálogo entre pesquisadores, profissionais de saúde, educadores e a comunidade em geral, promovendo a democratização do conhecimento científico de forma livre e acessível.
Com artigos originais, revisões, casos clínicos, conferências e resenhas, publicados em português, inglês, francês e espanhol, a revista amplia fronteiras e consolida-se como Referência Internacional.
Acreditamos que a educação é uma ferramenta de transformação social, por isso, a RBCann disponibiliza todo o seu conteúdo para download gratuito, incentivando o avanço da Ciência e promovendo maior compreensão sobre os potenciais da Cannabis em diversas áreas do conhecimento.
A Revista Brasileira de Cannabis (RBCann) não é apenas uma publicação científica: É um convite para pensar, investigar e transformar o futuro a partir dessa planta milenar. Todas as submissões de artigos à RBCann são feitas de forma gratuita e os artigos publicados recebem um
Um marco para a Ciência
A RBCann teve a honra de contar com o apoio do inesquecível Prof. Raphael Mechoulam (in memoriam), reconhecido mundialmente como o “Pai da pesquisa moderna sobre a Cannabis”. Seu aceite em integrar o time de pareceristas da RBCann representa um legado que reforça a confiança, credibilidade, relevância e reconhecimento científico da Revista Brasileira de Cannabis.
Conhecido mundialmente como o Pai da cannabis, o Prof. Raphael Mechoulam dedicou a sua vida ao estudo dos canabinoides e ao impacto da Cannabis sativa L. na saúde humana. Ele isolou e identificou o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD), abrindo caminho para a Ciência compreender o Sistema Endocanabinoide — uma das maiores descobertas na área médica no século XX.
Sua contribuição científica transformou a forma como a comunidade acadêmica e médica enxerga a cannabis, inspirando milhares de pesquisadores em todo o mundo.
A Revista Brasileira de Cannabis é o periódico científico oficial da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa. Tem como objetivo publicar artigos de pesquisa acadêmica originais, artigos de opinião e relatos de caso, vinculados à Cannabis sativa nas diversas áreas do conhecimento.
Os artigos científicos relatam estudos empíricos ou teóricos que trazem contribuições para o conhecimento acadêmico e para a sociedade de maneira geral. Em ambos os casos, o referencial teórico adotado deve ser apresentado de forma sucinta, mas que permita ao leitor entender seus principais conceitos e avaliar as relações estabelecidas. Os objetivos e justificativas da pesquisa devem ser explicitados no texto, a metodologia segundo a qual o estudo foi conduzido deve ser apresentada de forma detalhada e justificada (incluindo detalhamento e aprovação ética). Os resultados podem ser descritos de maneira dissertativa ou em imagens (tabelas, gráficos, etc), desde que haja a devida explicação e discussão das imagens, conforme consta no guia para autores da RBCann.
Os artigos devem ser originais, ou seja, que não foram publicados em outros meios e nem que estejam em avaliação para publicação em outro periódico. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.
As principais áreas compreendidas na Revista Brasileira de Estudo da Cannabis são: Dor; Fibromialgia; Saúde Mental; Neurologia; Odontologia; Farmácia; Nutrição; Plantas Medicinais; Ciências Agrárias; Medicina Veterinária; Ciências Sociais, Jurídicas e Legislativas.
O público-alvo da Revista Brasileira de Cannabis são pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, associados à área médica e áreas das ciências humanas, sociais e jurídicas ou qualquer pessoa interessada nesta temática.
PROCEDIMENTOS ÉTICOS
Caso o artigo submetido envolva direta ou indiretamente seres humanos, de modo que empregue procedimentos metodológicos que a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis (prontuários, por exemplo) ou que possam acarretar riscos na vida cotidiana, deverá ser inserido, na metodologia da pesquisa, o número de registro do CAAE, emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido e cadastrado no Sistema Plataforma Brasil/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (http://plataformabrasil.saude.gov.br/).
Para pesquisas que envolvem animais, deve ser colocado na metodologia da pesquisa que o projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEPA) ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).