A CANNABIS NA DOR CRÔNICA INTRATÁVEL CAUSADA POR RETROPULSÃO DE IMPLANTE METÁLICO CERVICAL: RELATO DE CASO

Autores

  • Sarah Ribeiro Issy Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal
  • Simon Teixeira Costa Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (AGAPE Medicinal)
  • Nayara Silva Lobo Centro Universitário de Mineiros - Campus Trindade
  • Vinícius Oliveira Santos Centro Universitário de Mineiros - Campus Trindade

DOI:

https://doi.org/10.58731/2965-0771.2024.38

Palavras-chave:

Canabinoides, Cannabis medicinal, Dor crônica, Dor intratável, Complicações pós-operatórias

Resumo

Nas cirurgias de coluna, especialmente, cervical, são adotadas técnicas e abordagens para minimizar riscos de lesão a estruturas circunvizinhas, com o intuito de auxiliar a colocação precisa de implantes metálicos e evitar danos a essas estruturas. A lesão esofágica associada a neuropatia craniana poderia decorrer de uma complicação secundária à lesão ou à intervenção cirúrgica na coluna cervical. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) Leide das Neves Ferreira, parecer número 6126359. O presente artigo se compromete em apresentar, na forma de relato, um caso de compressão de raiz cervical submetido a tratamento cirúrgico, que evoluiu com complicações no pós-operatório envolvendo dor crônica, lesão esofágica por material de síntese e perda de função causada por lesão de nervos cranianos.  Tendo em vista que os efeitos terapêuticos da planta Cannabis envolvem ação analgésica, anti-inflamatória e neuroprotetora, esse foi o tratamento proposto e realizado para o caso. Os autores definem como objetivo primário discutir os possíveis efeitos terapêuticos da Cannabis em um caso raro de dor crônica intratável, lesão esofágica e neuropatia craniana após abordagem cirúrgica na coluna cervical. 

Biografia do Autor

Sarah Ribeiro Issy, Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal

Médica fisiatra, diretora médica da Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (AGAPE Medicinal), Goiânia, Goiás. 

Simon Teixeira Costa, Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (AGAPE Medicinal)

Farmacêutico, mestrando na Universidade de Brasília, diretor técnico da Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (AGAPE Medicinal), Goiânia, Goiás.

Nayara Silva Lobo, Centro Universitário de Mineiros - Campus Trindade

 Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros - Campus Trindade, Goiás.

Vinícius Oliveira Santos , Centro Universitário de Mineiros - Campus Trindade

 Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros - Campus Trindade, Goiás.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

1.
Ribeiro Issy S, Teixeira Costa S, Silva Lobo N, Oliveira Santos V. A CANNABIS NA DOR CRÔNICA INTRATÁVEL CAUSADA POR RETROPULSÃO DE IMPLANTE METÁLICO CERVICAL: RELATO DE CASO. RBCan [Internet]. 4º de abril de 2024 [citado 15º de julho de 2024];3(1):11. Disponível em: http://revistacannabis.med.br/index.php/sbec/article/view/38