Eficácia dos fitocanabinoides no manejo da dor oncológica: uma revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados
DOI:
https://doi.org/10.58731/2965-0771.2024.49Palavras-chave:
canabinoides, Câncer, manejo da dor, dor do câncer, maconha medicinalResumo
Introdução: A Cannabis sativa L. é utilizada pelo ser humano a milhares de anos, e o seu potencial terapêutico vem sendo estudado, nas últimas décadas, como uma alternativa para o manejo da dor oncológica. Contudo, a quantidade de evidências científicas, que corroborem com o uso desse fármaco na prática clínica ainda é escassa. Logo, o objetivo desse estudo é fazer uma revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados sobre a eficácia do uso de fitocanabinoides para o manejo da dor do câncer.
Métodos: A busca por artigos foi feita utilizando os descritores: "cannabis" e "cancer pain". Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos randomizados, artigos publicados entre os anos 2002 a 2023 e o uso da língua inglesa.
Resultados: Foram encontrados 6 ensaios clínicos randomizados que cumpriram os critérios de inclusão e exclusão, e em todos, o uso da cannabis foi adjuvante a outras terapias analgésicas. Os trabalhos analisados são contraditórios quanto a eficácia da cannabis no tratamento da dor oncológica. Em 4 estudos sugeriu-se que a cannabis tem potencial de reduzir a intensidade e melhorar a percepção da dor oncológica. Efeitos adversos associados ao tratamento com cannabis foram relatados em 5 trabalhos. A manutenção do uso do extrato pelo período pré-determinado e a definição de uma escala global de dor foram algumas das limitações relatadas nos trabalhos.
Conclusão: Os estudos nessa revisão são divergentes quanto ao potencial analgésico dos fitocanabinoides na dor oncológica, e mais pesquisas devem ser realizadas para fomentar as evidências sobre o uso dessa terapia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Cannabis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.